Clique e acesse

Clique e acesse

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Com 12 "grandes", Brasileiro poderia ser o melhor campeonato do mundo

O comentário anterior não foi uma crítica ao Campeonato Brasileiro, trata-se apenas de uma constatação, um fato mostrado pelos números.
Defensor dos pontos corridos, tenho motivos de sobra para comemorar, que não me impedem de enxergar o que se passa com a competição.
Não se deve medir a qualidade de um campeonato pelo número de pontos dos primeiros colocados.
O Brasileiro 2009 é superior às competições onde apenas dois times brigam pela ponta, o que normalmente acontece na Espanha.
A sete rodadas do encerramento do BR-09, a luta pelo título é simplesmente sensacional.
Temos, em tese, o melhor cenário do mundo para um campeonato nacional, em função da quantidade de clubes grandes no Brasil.
O problema é que nem sempre estão grandes.
Os grandes são vistos dessa maneira pela sua história e, principalmente, pelo tamanho de suas torcidas.
Refiro-me ao potencial dos 12 maiores clubes brasileiros: Grêmio, Internacional, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Fluminense, Flamengo, Botafogo, Vasco, Atlético-MG e Cruzeiro, que convidaram o Bahia e fundaram o Clube dos 13, em julho de 1987.
A prova de que ser grande nem sempre é garantia de estar grande é o rebaixamento, implacável com alguns deles nos últimos anos.
Além desse grupo, de enorme apelo popular, não podemos esquecer da força de Coritiba, Atlético-PR, Goiás, Sport e Náutico, que não se enquadram na definição acima, mas também não são pequenos.
Com um pouquinho de organização, que passa pelo conceito dos pontos corridos e pela diminuição dos estaduais, teríamos boas condições para construir a melhor liga do mundo.


São Paulo Minha Vida,um amor sem fim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário