São Paulo, Flamengo e Inter estariam na Libertadores, e Atlético-MG fora do G-4. Fluminense seria rebaixado e Botafogo escaparia com tranquilidade
O Brasileirão está em sua reta final e muitos torcedores ficam ansiosos para saber qual será a tabela ao fim das 38 rodadas. Para "facilitar" a vida do torcedor e dos clubes, o GLOBOESPORTE.COM propôs uma forma de "prever" os resultados dos confrontos finais. Não se trata de fazer adivinhações, nem apelar para nenhuma ciência oculta. Apenas um exercício matemático e de memória.
Tendo como base os resultados históricos de cada duelo, utilizamos o simulador da competição para chegar a uma possível "tabela final". Segundo esses critérios, o Palmeiras seria o campeão, São Paulo, Flamengo e Inter terminariam no G-4, e o Atlético-MG ficaria a ver navios. Na parte de baixo, o Fluminense estaria rebaixado, e o Botafogo se livraria com uma certa tranquilidade.
A fórmula para simular cada resultado é bem simples. Tomemos por exemplo a partida entre Palmeiras e Atlético-MG pela 37ª rodada, decisiva para os que brigam pelo título da temporada. O mando de campo é do time paulista. Na história do Brasileirão, foram 11 vitórias palmeirenses, dois empates e três vitórias do Galo quando o jogo tinha mando de campo do Palmeiras. Neste caso, "prevemos" que a próxima partida será 1 a 0 para os mandantes, pois no total de jogos no estádio alviverde há mais vitórias para os donos da casa do que empates ou triunfos dos alvinegros.
O resultado de 1 a 0 foi escolhido como padrão para jogos em que há um vencedor, e o placar de 1 a 1 para os jogos em que há empate. Um exemplo desse último caso é a partida entre Atlético-PR e Santos, que será disputada na 32ª rodada, na Arena da Baixada. No histórico do confronto, em jogos em que o mando de campo é dos paranaenses, o número de vitórias é o mesmo para os dois times: quatro. Para completar, o mesmo número de empates: quatro. Como não há um time com retrospecto melhor do que o outro, o placar adotado foi o padrão para empates: 1 a 1.
A simulação de jogos envolvendo Barueri, Avaí e Santo André foi um caso à parte. O Barueri disputa pela primeira vez a Série A do campeonato, logo não há um registro histórico de confrontos contra os demais times. A escolha mais coerente foi tomar como referência as partidas do primeiro turno, sem poder considerar obviamente a questão do mando de campo. Assim, por exemplo, para o confronto entre Barueri e Flamengo na 32ª rodada, o placar "previsto" foi empate em 1 a 1, já que na 13ª rodada os times empataram pelo mesmo placar no Maracanã. No caso de Avaí e Santo André, a mesma lógica foi utilizada nos jogos contra times que eles ainda não haviam enfrentado antes de 2009. Isso ocorreu porque o time catarinense participou de quatro edições (74, 76, 77 e 79) e o time paulista de apenas uma (1984).
São Paulo Minha Vida,um amor sem fim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário