Neste domingo o São Paulo joga contra o Botafogo para manter-se na liderança do Campeonato Brasileiro. Caso conquiste o nacional, o clube paulista aumentará seu próprio recorde de títulos nacionais consecutivos. Porém na partida do Engenhão, uma outra marca do Tricolor estará em jogo. A vitória ante o Alvinegro carioca garante ao time do Morumbi vaga na Libertadores da América, a sétima seguida. Entre as equipes brasileiras, nenhuma outra conseguiu disputar por tantas vezes em sequência o maior torneio de clubes da América Latina.
Antes do São Paulo, a maior marca no país pertencia a outros três times. Entre os anos de 1962 e 1965, o Santos disputou quatro edições da copa sul-americana. Duas décadas depois, o Flamengo repetiu o feito santista, tendo participado da Libertadores entre 1981 e 1984. Nos anos 90 foi a vez do Grêmio, que jogou igualou a sequência entre 1995 e 1998. Desde 2004 como presença constante no torneio, o São Paulo alcançou a marca destes clubes em 2007 e a superou em 2008, ano em que foi eliminado pelo Fluminense nas quartas de final.
Além de possuir a maior série de participações entre as equipes brasileiras, o time do Morumbi é também o que participou do maior número de edições, ao lado do Palmeiras, com 14 participações (ambos lutam para chegar a sua 15ª Libertadores da América).
O recorde de presença em série na Libertadores entre os todos os clubes que a disputam (equipes sul-americanas e mexicanas) é do Peñarol. Pentacampeão do torneio, o time Uruguaio alcançou a marca de 15 participações disputadas em seqüência, entre os anos de 1965 e 1979.
São Paulo Minha Vida,um amor sem fim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário